PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS REFERENTES A ÁREA AMBIENTAL QUE DEVEM SER CONTEMPLANOS NOS CURRUCULOS EDUCACIONAIS
Os ciclos da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida, para a história dos povos.
Os ciclos da matéria orgânica e sua importância para o saneamento.
As teias e cadeias alimentares, sua importância e o risco de transmissão de substâncias tóxicas que possam estar presentes na água, no solo e no ar.
O estabelecimento de relações e correlações entre elementos de um mesmo sistema;
A observação de elementos que evidenciem ciclos e fluxos na natureza, no espaço e no tempo.
SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
A diversidade cultural e a diversidade ambiental.
Os limites da ação humana em termos quantitativos.
As principais características do ambiente e/ ou paisagens da região em se vive.
As relações pessoais e culturais dos alunos e de sua comunidade com os elementos dessa paisagem.
As diferenças entre ambientes preservados e degradados, causas e consequências para a qualidade das comunidades, do entorno imediato até de outros povos que habitam a região e o planeta bem como das gerações futuras.
A interdependência ambiental entre as áreas urbanas e rurais.
MANEJO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
O manejo e a conservação da água; noções sobre captação, tratamento e distribuição para o consumo; os hábitos de utilização da água em casa e na escola adequados às condições locais.
A necessidade e formas de tratamento dos detritos humanos: coleta, destino e tratamento de esgoto: procedimentos possíveis adequados às condições locais (sistemas de esgoto, fossa ...etc).
As formas perceptíveis e imperceptíveis de poluição do ar, da água, do solo e poluição sonora: principais atividades locais que promovem poluição (industriais, mineração, postos de gasolina, curtumes, matadouros, criações, matadouros, criações, atividades agropecuárias, em especial as de uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos).
Noções de manejo e conservação do solo: erosão e suas causas nas áreas rurais e urbanas, necessidade e formas de uso de insumos agrícolas, cuidados com a saúde.
Noções sobre procedimentos adequados com plantas e animais; cuidado com a saúde.
Necessidade e principais formas de preservação, conservação recuperação e reabilitação ambientais de acordo com a realidade local.
Processos simples de reciclagem e reaproveitamento de materiais;
Cuidados necessários para o desenvolvimento das plantas e dos animais;
Procedimentos corretos com dejetos humanos nos banheiros e em lugares onde não haja instalações sanitárias.
Práticas que evitam desperdícios no uso cotidiano de recursos como água, energia e alimentos.
Valorização de formas conservativas de extração, transformação e uso dos recursos naturais.
CONTEÚDOS COMUNS
Formas de estar atentos ao consumismo.
Valorização e proteção das diferentes formas de vida.
Valorização e cultivo de atitudes de proteção e conservação dos ambientes e da diversidade biológica e sociocultural.
O zelo pelos direitos próprios e alheios a um ambiente, cuidado, limpo e saudável na escola, em casa e na comunidade.
O cumprimento das responsabilidades de cidadãos, com relação ao meio ambiente;
O repúdio ao desperdício em suas diferentes formas.
A apreciação dos aspectos estéticos da natureza, incluindo os produtos da cultura humana.
A participação em atividades relacionadas à melhoria das condições ambientais da escola e da comunidade local.
É possível expandir a temática da Educação Ambiental a problemática das abordagens mais complexas. Como a formação, do universo, à história do homem e da humanidade, oferecendo respaldo para as pessoas refletirem sobre o sentido maior da vida e embasar as suas opções e condutas.
Os conteúdos por si só podem não significar efetividade da Educação Ambiental. É à forma de articular estes componentes, é a forma de estruturar as abordagens que fazem, do currículo, uma experiência de maior validade.
A ABORDAGEM METODOLÓGICA DA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A grande conquista da escola brasileira em termos de Educação Ambiental é a transversalidade da Educação Ambiental.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, A Educação Ambiental caracteriza-se pela ruptura com os conteúdos pré-determinados, ou impostos, fragmentados, restritos.
O manejo do saber, a opção por definir, eleger, elencar os conteúdos nesta lógica, passa a ser dos educadores, dos educandos, da comunidade escolar que quando bem articulados possuem o poder de transformar as realidades e lutar por melhores condições de estudo, de trabalho, de cidadania, de vida.
As disciplinas, com os fragmentos de conteúdos, formais, historicamente tem gerado lacunas na compreensão dos problemas socioculturais, constata-se diuturnamente um reducionismo no processo de ensinar e aprender. A necessidade de superar a fragmentação das disciplinas e atuar na propositura de um currículo comprometido com uma compreensão mais inteira do mundo e de seus fenômenos.
A abordagem transversal oferece oportunidade de compreensão e vivência de problemas sociais e culturais apreendidos em toda a plenitude e complexidade com que acontecem e revelam-se, em oposição á desgastada prática tradicional de transmissão de informações, conhecimentos, valores e atitudes, dissociados da realidade vivida pelo educando.
A transposição metodológica que trabalha a aquisição e a produção do conhecimento como um processo aberto, flexível e comprometido eticamente. Sem negar a estrutura dos currículos educacionais, a transversalidade flexibiliza o processo de aquisição e produção do conhecimento e neutraliza o artificialismo inerente a prática pedagógica tradicional.
O ritual da rotina na escola, na família, na comunidade merece estudo e reflexão. A rotina imposta, cobrada intensamente das crianças contribui para quê? Para a ordem? A submissão? Isso quer dizer que, sensibilizadas as áreas do conhecimento, e por conseqüência neutralizado o artificialismo da rotina escolar, alcança-se maior significado na aprendizagem.
A interpretação de totalidade da situação real, como recurso metodológico para contextualizar o conhecimento recriado no processo pedagógico permite a participação ativa de educandos e educadores e a comunidade por extensão, pois é a partir de buscas de saídas para as situações problemas enfrentadas na prática docente e na vida da comunidade que ambos descobrem-se sujeitos da aprendizagem e do processo sócio, histórico cultural, educativo e ambiental.
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