EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NAS ESCOLAS E NA COMUNIDADE.
A
inclusão da Temática da Educação Ambiental no currículo educacional e nos
processos de formação, capacitação docente e na vida das pessoas das diferentes
idades, grupos sociais é trabalhada por meio de diferentes estratégias. Um
Projeto que realmente tem chamado a atenção dos(as) educandos dos diferentes
níveis, graus ou modalidades de ensino e de educadores das diversas área do
conhecimento humano é a temática da preservação
ambiental dos rios e em especial o Rio Uruguai.
A Associação Amigos do Rio
Uruguai e Afluentes- AARU desenvolve Projeto Luzes e Sombras:
Identificando Impactos e Potencialidades do Rio Uruguai e Afluente e conta com
a participação de várias entidades, onde
realizou várias viagens de barco a motor, por dentro do Rio Uruguai no
trecho de Ita até mo marco das três
fronteiras adiante de Itapiranga(SC). Foi possível organizar documentários que
visam identificar os impactos ambientais, reconhecer as potencialidades e
diversidades do ambiente, e os aspectos antrópicos das pessoas que vivem no
entorno do Rio Uruguai, e dos afluentes, a vida, a cultura, bem como a relação
com a natureza.
As
incursões pelo Rio Uruguai foram realizadas para registrar as alterações
bruscas ao ambiente, e a vida das pessoas envolvidas. As alterações são
evidentes e a perplexidade das pessoas
em geral também porque num primeiro
momento o surge aos olhos é a forma a magnitude dos empreendimentos, porém ao
analisar com um pouco mais de
cautela é notória a preocupação com os impactos que eles causam e a proporção destes na vida de todos e por consequência da humanidade.
O
bioma da Mata Atlântica está drasticamente reduzido, a falta de recursos
madereiros é uma realidade então o que explica atitudes como esta de inundar os
remanescentes florestais com árvores pioneiras e espécies endêmicas de
orquídeas por exemplo que ocorrem somente neste local. A per da biodiversidade
é um dos impactos mais graves em nível mundial e quando pode-se gerenciar a
diminuição deste impacto porque não o fazemos
A presença de resíduos sólidos urbanos
como: plástico, pneus, metais entre outros é evidente na jusante do Rio
Uruguai, os sarandis expostos estão todos enfeitados de resíduos (lixo) trazidos
pela água .
A falta
de saneamento básico, com despejo no rio dos resíduos poluidores compromete a
qualidade da água.
O
rebaixamento dos recursos hídricos caracteriza-se como um fator preocupante
seja pela manutenção dos diferentes ecossistemas, seja pelo cenário paisagístico
que sofre alterações drásticas, tanto no ambiente físico como na vida das
populações ribeirinhas que dependem do rio para sobreviver.
A ocupação e uso do solo de forma desordenada, sobretudo na margem do Rio
Uruguai é um flagrante desrespeito à lei ambiental, à preservação do ambiente,
observando-se ao longo do trajeto do rio; desmatamento, assoreamento, retirada
ilegal de recursos naturais como árvores nativas, criação de animais como gado,
ovelha, suínos, aves, cultivo de lavouras com uso de defensivos agrícolas.
Os aspectos positivos, observados é
que se pode constatar o turismo de pessoas utilizando o Rio Uruguai para nadar,
navegar com pequenas embarcações, pesca de caniço ou peca e solte, a educação
ambiental trabalhada por algumas organizações não governamentais, a geografia
do local que no vale fica mais suntuosa com os cenários de belezas naturais com
quedas de água, corredeiras, nascentes, por de sol, morros, espraiados de
singular beleza, fonte também de inspiração, nostalgia e poesia. Estes e outros
aspectos são trabalhados nas palestras proferidas nas escolas E.B.M André
Antonio Marafon, E.B.M Anita Garibaldi, E.B.M Waldemar Kleinubing, E.B.M Victor
Meireles, E.B.M. Rui Barbosa, E.B.M Lara
Ribas, E.B.M Pedro Maciel, E.E Valesca Parizotto e Escola Parque Leonel de
Moura Brizola.
RIO URUGUAI
Como posso escutar o seu
pulsar?
A febre é latente,
impactos, tudo a infectar.
Coloquei estetoscópio,
Coloquei o ouvido na
barranca
prognóstico...
O rio Uruguai sangra
pelas ancas
Arrancar
Estancar,
Descaracterizar,
Alterar,
E só barro, formar.
Talvez para lembrar que
somos terra,
Vivemos da terra e
voltaremos para a terra.
Após o próprio corpo
enterrar.
É um deslizar lento nas
águas revoltas das cachoeiras
Beira loucura saber que
logo todas vão silenciar...
Não haverá cenário a não
ser de lago profundo
Fim do mundo para a
biodiversidade aquática.
Tica de nada adianta
pedir, ensinar, formalizar,legislar
Eles querem ocupar,
Alterar,
Transformar,
Descaracterizar
E ´produzir energia
Mais valia para poucos...
Impactos para todos...
Quem vai reverter esse
jeito torto de ver o mundo
Esse jeito torto de ser
sem sentir,
Permitir,
Negociar
E ganhar...
Até o que não está a
venda como a qualidade de vida
Que nada que lida,
Falida,
Ida sem volta.
Impacto sem recuperação,
Ferida infectada, não
adianta amputar
Penso que deveríamos
imputar
Outro paradigma, outro
rumo,
Assumo.
Também não somos
perfeitos
Que rumo tomarão os
senhores prefeitos?
O tão não está afinado,
Para não cheirar o poder
, o estragado.
Estagnado estará o lago
Impactado, doente o
ambiente
Mire e esteja ciente,
vivente
Tem que saber para onde
corre o rio
Tem que conhecê-lo da
nascente até a foz
Sentir seu
pulsar,navegar, pesquisar,divulgar,
monitorar, aprender e ensinar a
preservar
E refletir o que será de
nós?
Tem que entender qual é
a tendência?
Qual é a (in)gerência,
Controlar a ância
Denunciar a ganância,
Da superior instância.
______________.TODESCATT,
Claidi. Pedagoga. Especialista em Supervisão Educacional. Mestre em Gestão e Auditorias
Ambientais. Doutoranda em Ciências da Educação. Presidente da ACEMAT -
Associação de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Tecnologia.(texto).
_____________. HOROSTECKI, Émerson Nunes. Engenheiro Agrônomo. Especialista em Ecologia e Educação Ambiental. Responsável Técnico pelo Horto Municipal de Chapecó.(Fotos).
Fotos revelam as árvores
submersas pelo Lago da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.
Alunos
da Escola Básica Municipal Rui Barbosa (Chapecó – SC), receberam a Palestrante
Claidi Todescatt que veio abordar sobre problemas emergentes do Rio Uruguai.
O Rio Uruguai,
passa por nossa cidade, pois temos vários afluentes, que deságuam no Rio
Uruguai. O mesmo, faz a divisão dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do
Sul, na Região Sul do Brasil, e a margem de outros países: Brasil, Argentina e
o Uruguai, a sua nascente fica numa
região brasileira chamada de campos dos Padres, depois ele “descarrega” suas
águas no oceano Atlântico.
Neste rio
há várias espécies de peixes, mas o mais conhecido é o Dourado, a palestrante
explicou que infelizmente esta em extinção é um peixe muito apreciado pelos
pescadores, é lendário por sua bravura e resistência uma vez fisgado. Se o
Salmão é o maior alvo na pescaria no hemisfério norte, na América do Sul, o
Dourado é o maior. A partir do mês de outubro, começa a época de piracema, onde
a pesca de dourado é proibida, pois os peixes precisam nadar muito, corredeiras
a cima para desovar, a piracema dura até fevereiro.
A professora ambientalista Claidi contou que
faz parte de um “grupo” a AARU- Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes
que ajuda a limpar o Rio Uruguai, que passa por varias escolas nas cidades
próximas, para fazer relato do grupo, e falar sobre a importância do rio, eles
acampam (se divertem), porque curtem a natureza, e é lamentável que eles tenham
que fazer por precaução, e não por lazer.
Eles também ajudam os animais, ela nos abordou
um caso, onde uma vaca que tinha caído no rio, e não conseguia subir o barranco,
fazia mais de três dias que a vaca estava lá, sem comida e sem água, estava
fraca, ao passar por lá, a equipe
colocou ela em solo firme e graças a essa atitude livraram o rio de mais uma
poluição.
Entendemos
que é perigoso deixar os animais tomar água em rios de água corrente, como o
rio Uruguai. E o correto, seria manter uma distância de cem metros longe do
rio, para reflorestar, e a partir dos cem metros, poder construir, plantar e
deixar os animais livres, porque o rio pode sofrer interferências na natureza,
como enchentes, vendavais e outros fenômenos naturais.
Se as
pessoas forem prudentes e seguirem as orientações, não serão surpreendidas. Se
não fosse às informações, de uma pessoa que , vivenciou as ações do homem sobre
a natureza, ouviu relatos e historias
de como funciona a ação do “ser humano”
muitas pessoas, bem, como nós alunos não sabíamos como é essa realidade,
que nos foi mostrado por meio de imagens onde os mesmos fazem documentário.
e/ou até mesmo (dossiês) e temos a certeza que a partir dessas informações estaremos mais alertados
e, certamente vigilantes da natureza ,
bem como parceiros da palestrante Claidi
Todescatt.
E
esse trabalho desenvolvido por ambientalistas, é ótimo, pois nos faz a ajudar a
natureza, e futuramente se todos fizerem a sua parte, provavelmente não teremos
tantas preocupações, e navegaremos no rio tranquilamente, para apreciar cada
vez mais a beleza que o Rio Uruguai em toda sua extensão.
Aluna: Camila Carniel Professora: Mazali Fortes dos Santos Sabi
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