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sexta-feira, 16 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS E NA COMUNIDADE




EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS E NA COMUNIDADE.
 
A inclusão da Temática da Educação Ambiental no currículo educacional e nos processos de formação, capacitação docente e na vida das pessoas das diferentes idades, grupos sociais é trabalhada por meio de diferentes estratégias. Um Projeto que realmente tem chamado a atenção dos(as) educandos dos diferentes níveis, graus ou modalidades de ensino e de educadores das diversas área do conhecimento humano é a  temática da preservação ambiental dos rios e em especial o Rio Uruguai.
A Associação Amigos do Rio Uruguai  e  Afluentes- AARU  desenvolve Projeto Luzes e Sombras: Identificando Impactos e Potencialidades do Rio Uruguai e Afluente e conta com a participação de várias entidades, onde  realizou várias viagens de barco a motor, por dentro do Rio Uruguai no trecho de  Ita até mo marco das três fronteiras adiante de Itapiranga(SC). Foi possível organizar documentários que visam identificar os impactos ambientais, reconhecer as potencialidades e diversidades do ambiente, e os aspectos antrópicos das pessoas que vivem no entorno do Rio Uruguai, e dos afluentes, a vida, a cultura, bem como a relação com a natureza.
As incursões pelo Rio Uruguai foram realizadas para registrar as alterações bruscas ao ambiente, e a vida das pessoas envolvidas. As alterações são evidentes e  a perplexidade das pessoas em geral também  porque num primeiro momento o surge aos olhos é a forma a magnitude dos empreendimentos, porém ao analisar com um pouco mais  de cautela  é notória a preocupação com  os impactos que eles causam  e a proporção destes na vida de todos e  por consequência da humanidade.
O bioma da Mata Atlântica está drasticamente reduzido, a falta de recursos madereiros é uma realidade então o que explica atitudes como esta de inundar os remanescentes florestais com árvores pioneiras e espécies endêmicas de orquídeas por exemplo que ocorrem somente neste local. A per da biodiversidade é um dos impactos mais graves em nível mundial e quando pode-se gerenciar a diminuição deste impacto porque não o fazemos
        A presença de resíduos sólidos urbanos como: plástico, pneus, metais entre outros é evidente na jusante do Rio Uruguai, os sarandis expostos estão todos enfeitados de resíduos (lixo) trazidos pela água .
       A falta de saneamento básico, com despejo no rio dos resíduos poluidores compromete a qualidade da água.
       O rebaixamento dos recursos hídricos caracteriza-se como um fator preocupante seja pela manutenção dos diferentes ecossistemas, seja pelo cenário paisagístico que sofre alterações drásticas, tanto no ambiente físico como na vida das populações ribeirinhas que dependem do rio para sobreviver.
         A ocupação e uso do solo de forma desordenada, sobretudo na margem do Rio Uruguai é um flagrante desrespeito à lei ambiental, à preservação do ambiente, observando-se ao longo do trajeto do rio; desmatamento, assoreamento, retirada ilegal de recursos naturais como árvores nativas, criação de animais como gado, ovelha, suínos, aves, cultivo de lavouras com uso de defensivos agrícolas.
         Os aspectos positivos, observados é que se pode constatar o turismo de pessoas utilizando o Rio Uruguai para nadar, navegar com pequenas embarcações, pesca de caniço ou peca e solte, a educação ambiental trabalhada por algumas organizações não governamentais, a geografia do local que no vale fica mais suntuosa com os cenários de belezas naturais com quedas de água, corredeiras, nascentes, por de sol, morros, espraiados de singular beleza, fonte também de inspiração, nostalgia e poesia. Estes e outros aspectos são trabalhados nas palestras proferidas nas escolas E.B.M André Antonio Marafon, E.B.M Anita Garibaldi, E.B.M Waldemar Kleinubing, E.B.M Victor Meireles,  E.B.M. Rui Barbosa, E.B.M Lara Ribas, E.B.M Pedro Maciel, E.E Valesca Parizotto e Escola Parque Leonel de Moura Brizola.

RIO URUGUAI
Como posso escutar o seu pulsar?
A febre é latente, impactos, tudo a infectar.
Coloquei estetoscópio,
Coloquei o ouvido na barranca
prognóstico...
O rio Uruguai sangra pelas ancas
Arrancar
Estancar,
Descaracterizar,
Alterar,
E só barro, formar.
Talvez para lembrar que somos terra,
Vivemos da terra e voltaremos para a terra.
Após o próprio corpo enterrar.
É um deslizar lento nas águas revoltas das cachoeiras
Beira loucura saber que logo todas vão silenciar...
Não haverá cenário a não ser de lago profundo
Fim do mundo para a biodiversidade aquática.
Tica de nada adianta pedir, ensinar, formalizar,legislar
Eles querem ocupar,
Alterar,
Transformar,
Descaracterizar
E ´produzir energia
Mais valia para poucos...
Impactos para todos...
Quem vai reverter esse jeito torto de ver o mundo
Esse jeito torto de ser sem sentir,
Permitir,
Negociar
E ganhar...
Até o que não está a venda como a qualidade de vida
Que nada que  lida,
Falida,
Ida sem volta.
Impacto sem recuperação,
Ferida infectada, não adianta amputar
Penso que deveríamos imputar
Outro paradigma, outro rumo,
Assumo.
Também não somos perfeitos
Que rumo tomarão os senhores prefeitos?
O tão não está afinado,
Para não cheirar o poder , o estragado.
Estagnado estará o lago
Impactado, doente o ambiente
Mire e esteja ciente, vivente
Tem que saber para onde corre o rio
Tem que conhecê-lo da nascente até a foz
Sentir seu pulsar,navegar, pesquisar,divulgar,  monitorar, aprender e  ensinar a preservar
E refletir o que será de nós?
Tem que entender qual é a tendência?
Qual é a (in)gerência,
Controlar a ância
Denunciar a ganância,
Da superior instância.


______________.TODESCATT, Claidi. Pedagoga. Especialista em Supervisão Educacional. Mestre em Gestão e Auditorias Ambientais. Doutoranda em Ciências da Educação. Presidente da ACEMAT - Associação de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Tecnologia.(texto).

_____________. HOROSTECKI, Émerson Nunes. Engenheiro Agrônomo. Especialista em Ecologia e Educação Ambiental. Responsável Técnico pelo Horto Municipal de Chapecó.(Fotos).


Fotos revelam as árvores submersas pelo Lago da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.







Alunos da Escola Básica Municipal Rui Barbosa (Chapecó – SC), receberam a Palestrante Claidi Todescatt que veio abordar sobre problemas emergentes do Rio Uruguai.

             O Rio Uruguai, passa por nossa cidade, pois temos vários afluentes, que deságuam no Rio Uruguai. O mesmo, faz a divisão dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil, e a margem de outros países: Brasil, Argentina e o Uruguai, a  sua nascente fica numa região brasileira chamada de campos dos Padres, depois ele “descarrega” suas águas no oceano Atlântico.
Neste rio há várias espécies de peixes, mas o mais conhecido é o Dourado, a palestrante explicou que infelizmente esta em extinção é um peixe muito apreciado pelos pescadores, é lendário por sua bravura e resistência uma vez fisgado. Se o Salmão é o maior alvo na pescaria no hemisfério norte, na América do Sul, o Dourado é o maior. A partir do mês de outubro, começa a época de piracema, onde a pesca de dourado é proibida, pois os peixes precisam nadar muito, corredeiras a cima para desovar, a piracema dura até fevereiro.
 A professora ambientalista Claidi contou que faz parte de um “grupo” a AARU- Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes que ajuda a limpar o Rio Uruguai, que passa por varias escolas nas cidades próximas, para fazer relato do grupo, e falar sobre a importância do rio, eles acampam (se divertem), porque curtem a natureza, e é lamentável que eles tenham que fazer por precaução, e não por lazer.
 Eles também ajudam os animais, ela nos abordou um caso, onde uma vaca que tinha caído no rio, e não conseguia subir o barranco, fazia mais de três dias que a vaca estava lá, sem comida e sem água, estava fraca, ao  passar por lá, a equipe colocou ela em solo firme e graças a essa atitude livraram o rio de mais uma poluição.
Entendemos que é perigoso deixar os animais tomar água em rios de água corrente, como o rio Uruguai. E o correto, seria manter uma distância de cem metros longe do rio, para reflorestar, e a partir dos cem metros, poder construir, plantar e deixar os animais livres, porque o rio pode sofrer interferências na natureza, como enchentes, vendavais e outros fenômenos naturais.
Se as pessoas forem prudentes e seguirem as orientações, não serão surpreendidas. Se não fosse às informações, de uma pessoa que , vivenciou as ações do homem sobre a natureza, ouviu relatos e historias   de como funciona a ação do “ser humano”  muitas pessoas, bem, como nós alunos não sabíamos como é essa realidade, que nos foi mostrado por meio de imagens onde os mesmos fazem documentário. e/ou até mesmo (dossiês) e temos a certeza que a partir  dessas informações estaremos mais alertados e,  certamente vigilantes da natureza , bem como parceiros da palestrante  Claidi Todescatt.   
            E esse trabalho desenvolvido por ambientalistas, é ótimo, pois nos faz a ajudar a natureza, e futuramente se todos fizerem a sua parte, provavelmente não teremos tantas preocupações, e navegaremos no rio tranquilamente, para apreciar cada vez mais a beleza que o Rio Uruguai em toda sua extensão.
Aluna: Camila    Carniel                                Professora:  Mazali Fortes dos Santos  Sabi



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