A INTERDISCIPLINARIDADE EM ARTE - EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE CHAPECÓ (SC).
A arte-educação caracteriza-se como uma área fundamentada no núcleo comum do conhecimento humano na educação básica, com fundamentação teórica pautada na interdisciplinaridade, contemplando os diferentes conteúdos inerentes ao conhecimento e expressão artística como música, artes plásticas e artes cênicas e correlaciona-se com as demais áreas do conhecimento humano como Ciências, Português, Matemática, História, Geografia e Educação Física. Para tanto é de fundamental importância que esteja correlacionada.
A arte-educação, contextualizada à interdisciplinaridade, faz parte de uma complexa teia de relações entre os seres humanos que envolvem entre outros aspectos o conceito da cultura. É necessário, reconhecer que nos termos arte-educação agrega as questões políticas e filosóficas que revelam a especialidade e sinaliza a direção para o processo educacional e as práticas pedagógicas desenvolvidas diuturnamente nas instituições de ensino na mediação pedagógica, bem como a necessidade de analisar como ocorre o desenvolvimento do ensino da arte na educação, pois se trata de uma temática atual, desafiadora e atraente e com maior visibilidade e expressão social.
Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN´s, a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e os Projetos Políticos-Pedagógico Institucionais das escolas, contemplam o ensino da arte como disciplina curricular de fundamental importância para o desenvolvimento de habilidades diversas dos(as) estudantes, aliando o ensino em concomitância com as demais áreas ou disciplinas, de forma interdisciplinar, por meio de um trabalho efetivo, direcionado e participativo com todos(as) os(as) educadores(as) da escola. Muitos profissionais da educação e até estudantes, pensam erroneamente que o ensino da arte ainda esteja vinculado as antigo ensino de Educação Artística, muito descartado nas décadas de 60 a 80 no Brasil, por isso, o ensino, na atualidade, deve se pautar em outras situações mais abrangentes e direcionadas na escola, inclusive com educadores habilitados na área,o que às vezes não ocorre.
Sendo assim, tem-se como pergunta norteadora da pesquisa a indagação. O ensino da arte na quinta série do Ensino Fundamental das Escolas a serem pesquisadas ocorre por meio de uma metodologia interdisciplinar e está fundamentado nos ideais da arte-educação contemplado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina.
A arte-educação é uma área da educação básica que, possui características de atendimento próprias, com profissional habilitado, segundo os fundamentos teóricos; para tanto necessita de fundamentos metodológicos que embasem a prática pedagógica interdisciplinar. Nesse sentido, questiona-se:
É possível desenvolver práticas pedagógicas interdisciplinares em arte-educação na quinta série do Ensino Fundamental. Como esse processo acontece nas escolas em estudo.
É possível no cotidiano da prática pedagógica escolar desenvolver as estratégias e metodologias na área de arte, pautados nos fundamentos da interdisciplinaridade.
Os(as) educadores(as) de arte contam com estrutura, direcionamento pedagógico e funcionamento adequado para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem na escola.
A arte ocupa lugar de destaque na vida dos seres humanos, evidenciando-se que os educadores contemporâneos possuem uma postura profissional diferente da postura adotada na escola, ou seja, se os seres da natureza ou os objetos culturalmente produzidos despertam em nós diversas emoções e sentimentos agradáveis ou não aos sentidos e ao entendimento, nesse sentido, torna-se necessário assumir uma disposição atenta e um gradativo aprofundamento dos conhecimentos sobre as práticas pedagógicas que envolvem arte-educação.
...é preciso perceber e analisar de que maneira as inter-relações artísticas e estéticas vêm ocorrendo ao longo do processo social da humanidade, como também tais relações mobilizam valores, concepções de mundo, de ser humano, de gosto e de grupos sociais. (SCHLICHTA, TAVARES E TROJAN, 1997.p.13).
O ensino da arte em educação caracteriza-se como uma temática desafiadora do ponto de vista da realização do processo de pesquisa, seja pela abrangência ou pela importância que o tema apresenta em termos de viabilização da execução nas instituições de ensino, visto que como disciplina obrigatória pertencente ao núcleo comum e por orientação metodológica, possui caráter interdisciplinar e torna-se, ao mesmo tempo, uma possibilidade onde todas as áreas do conhecimento humano podem atuar e interagir com área da arte, e também, um desafio, porque para além das demais áreas do conhecimento humano que podem atuar de forma interdisciplinar.
É necessário, portanto, que o processo ensino-aprendizagem seja alimentado pelas interações significativas que os(as) educando(as) e educadores realizem interações significativas com aqueles com quem estão aprendendo, ou seja, os(as) outros(as) estudantes, educadores e artistas, como também com as fontes de informações, obras, trabalhos dos profissionais, acervos, mostras e eventos.
Colocar as crianças em contato com a arte significa oferecer oportunidade de além de adquirirem novas habilidades, que poderão torná-los capazes de relacionar os conteúdos trabalhados com as próprias experiências.
Os(as) educadores(as) podem contextualizar o processo ensino-aprendizagem proporcionando o contato dos(as) estudantes com obras do patrimônio cultural da cidade como escultura, pintura, música, artistas, por meio de participação e promoção de eventos interativos, e com isso desvelar conhecimentos referentes ás estruturas, funcionalidade, materiais, características da época, importância histórica e social entre outras.
O referido projeto de pesquisa pretende oferecer em termos de relevância social da arte-educação como prática interdisciplinar.
Além de analisar como ocorre o ensino da arte-educação nos processos de ensino-aprendizagem como conteúdo de grande significado para a vida e indispensável em todos os níveis, redes, graus e modalidades de ensino.
A contribuição que o referido projeto proporcionará em termos de relevância teórica reside na possibilidade afetiva de pesquisar, estudar, analisar e socializar os conhecimentos a fim de possa contribuir para a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem na área da arte-educação, bem como analisar os Projetos Políticos-Pedagógicos das instituições de ensino pesquisadas.
Quanto à relevância prática o referido projeto pode contribuir no sentido de atualização e aprofundamento dos fundamentos teóricos metodológicos e a socialização desses conteúdos e informações para as diferentes comunidades escolares.
Segundo os fundamentos norteadores de Ana Amae Barbosa, contidos e referenciados na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, (1991, p.146)[1] no que se refere aos fundamentos da arte-educação é fundamental:
Compreende conhecer, reconhecer e problematizar algumas propostas de ensino que vieram caminhando ao longo da história da educação, como: a pedagogia tradicional, a novista, a tecnicista, a sócio-crítica, a triangular, a estética do cotidiano, etc. Estudo da evolução gráfica e estética das crianças...
Sendo assim, os princípios norteadores da legislação vigente que se constitui em um constante desafio para os profissionais das diferentes áreas do conhecimento humano deveriam perseguir, especialmente os(as) educadores(as), pela relevância sócio-cultural da tarefa da prática docente e pelo grau de replicabilidade que essa postura profissional pode assumir, no sentido de difusão dos conhecimentos e princípios da arte-educação.
Para desenvolver um bom trabalho de arte o professor precisa descobrir quais são os interesses, vivências, linguagens, modos de conhecimento da arte e práticas de vida dos alunos. Conhecer os estudantes na sua relação com a própria região, com o Brasil e com o mundo, é um ponto de partida imprescindível para um trabalho de educação escolar em arte que realmente mobilize uma assimilação e uma compreensão de informações na área artística. O professor pode organizar um mapeamento cultural da área em que atua, bem como das demais, próximas e distantes. É nessa relação com o mundo que os estudantes desenvolvem as experiências estéticas e artísticas, tanto com as referencias dos assuntos abordados no programa de arte, quando com as áreas de linguagem desenvolvidas pelo professor. (artes plásticas, desenho, música, artes cênicas). (FERRAZ E FUSARI, 1992, p. 71).
A postura pedagógica interdisciplinaridade necessita de um maior entendimento e vivência para que realmente possa ser efetivada e produzir os resultados desejados em arte-educação, e é com esse espírito, o de analisar os fundamentos teóricos metodológicos com a prática, que se espera contribuir para a produção de um conhecimento que não seja fragmentado e que contribua para a solução de situações problemas na área, e nesse sentido destaca-se o significado do aspecto da arte como qualificador da educação, bem como a preocupação em contextualizar os sujeitos no entorno histórico, social, educativo e cultural.
A relevância metodológica consiste em síntese o fato de proporcionar aos estudantes a vivência do processo artístico, evoluindo no que se refere à produção estética, a representação imaginativa e a expressividade. O importante é elaborara estratégias de ensino que visem a busca de soluções para situações-problemas no ensino da arte contextualizados na realidade imediata, estimulando os(as) estudantes na produção artística.
O ensino fundamental caracteriza-se como o lugar da verdadeira cultura geral, cujas pessoas estabelecem inter-relações significativas, por meio do diálogo entre a cultura científica, e o conhecimento popular adquirido, na família, na comunidade, e na vida e, nesse sentido, a arte-educação ou ensino da arte e a educação oportunizam o acesso à arte como forma de linguagem, de expressão e de conhecimento.
_________.FRANÇA Noeli. Pedagoga. Especialista em Educação Infantil. Acadêmica do Curso de Arte da UNOCHAPECÓ. Funcionária Pública Municipal. Mestranda do Curso de Ciências da Educação da Universidade Politécnica e Artística de Ciudad Del Este. Paraguai.
____. PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA: Uma Contribuição À Escola Pública do Pré Escolar 1º e 2º Graus e Educação de Jovens e Adultos. Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: IOESC, 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário